Durante a pandemia, houve um aumento significativo do comércio eletrônico. Com isso, as lojas físicas de vários segmentos tiveram que se reinventar e investir mais em tecnologia no varejo com o objetivo de se adequar às novas demandas e perfil de consumidor, para se manter competitiva e alcançar solidez de mercado.
Não se pode negar que a inovação é vista atualmente como um diferencial muito importante. Afinal, através da integração de novas tecnologias ao planejamento estratégico das empresas, é possível não só melhorar produtos e serviços, como personalizar o atendimento e, assim, garantir experiências cada vez melhores ao consumidor.
Mas quais são as ferramentas mais indicadas para o varejo? Por que é tão importante investir em inovação? Como isso tem impactado o setor como um todo? É exatamente sobre isso que vamos tratar nesse artigo. Confira!
Como a tecnologia tem revolucionado o varejo?
O avanço tecnológico mudou consideravelmente a motivação por trás de uma escolha de compra. Hoje, o consumidor está cada vez mais exigente e em busca não só do melhor preço, mas de uma experiência única de compra.
Um dado que mostra um pouco dessa mudança é justamente em relação ao comportamento antes das compras. Segundo a 2ª edição do estudo “State of search Brazil”, mais de 90% dos consumidores pesquisam antes de fazer uma compra.
Ou seja, cresce o número de pessoas que chegam ao PDV de uma empresa bem informada sobre um produto ou serviço a partir de fontes online e que só visita o estabelecimento para validar sua escolha.
Por isso, é importante oferecer a esse consumidor uma experiência de compra objetiva e marcante. E para isso, nada melhor do que buscar na tecnologia uma grande aliada. Afinal, por meio dela é possível:
- Automatizar o atendimento e, assim oferecer maior agilidade ao cliente;
- Introduzir recursos digitais no PDV para interagir com o prospect usando múltiplos canais;
- Mensurar as intenções do consumidor e usar esse dado para aprimorar suas estratégias de marketing, entre outras possibilidades.
Não investir em tecnologia no varejo significa perder espaço no mercado
Sem dúvida, as inovações tecnológicas vieram para revolucionar o setor de varejo. E as empresas que não se adaptaram bem a essa mudança, foram afetadas negativamente.
Podemos citar como exemplo a Compaq, que nasceu para competir com o IBM. Contudo, logo nos anos 90 houve uma redução nos investimentos em portáteis, e ela acabou ficando para traz perdendo para marcas como Dell e HP.
Outra empresa que saiu de cena por falta de investimentos em tecnologia foi a Nokia. Considerada um das big techs pioneiras e uma das maiores fabricantes de aparelhos móveis, ela não foi inovadora o suficiente para se adequar a chegada dos smartphones e, com isso, acabou perdendo espaço no mercado. Em 2013, a Nokia acabou sendo vendida para a Microsoft.
Vale destacar que não são apenas as gigantes que acabaram ficando para trás. Segundo uma pesquisa feita pelo SEBRAE em conjunto com a FGV, quase 30% dos pequenos negócios brasileiros ainda não vendem por meios digitais e, portanto, estão passíveis a sofrer as mesmas consequências.
5 ferramentas de tecnologia no varejo que você precisa conhecer
Que as inovações emergentes contribuem para criar experiências de alta conversão no varejo, quanto a isso não há dúvidas. Mas em quais ferramentas investir? Abaixo separamos 5 que consideramos indispensáveis, confira!
- Ferramentas de automação
Essas tecnologias conseguem assumir, através da automação, tarefas viabilizando ações como autoatendimento, de remarketing, retargeting, e até de segurança, trazendo mais agilidade, produtividade e lucros para o negócio.
É o caso, por exemplo, das ferramentas para leitura de produtos por código de barras ou RFID, que geram um ganho de tempo, mais economia e flexibilidade em vários setores. O mesmo serve para sistemas de gestão ERP, totens de autoatendimento entre tantas outras.
- Omnichannel
Na Era Digital, estar presente em vários canais significa ampliar suas possibilidades de vendas. Por isso, é importante encontrar recursos que viabilizam o alcance de seus clientes em mais de uma plataforma.
A Omnichannel é a tecnologia no varejo que oferece essa possibilidade. Por meio dela, você garante uma excelente experiência de compra, usando canais de atendimento e vendas distintos, porém integrados, como redes sociais, whatsapp, telefone, chats, entre outros.
- Novos formatos de pagamento
Até algumas décadas atrás, o pagamento em dinheiro ou cartão eram as formas mais usadas em lojas e outros estabelecimentos. Mas hoje o cenário é bem diferente.
De acordo com o Banco Central, em 2021 houve uma queda de mais de 10% na circulação do dinheiro em espécie. Já o PIX foi utilizado em mais de um bilhão de transações.
E a cada ano, novas formas de pagamento surgem, como os pagamentos via aproximação, QR Codes e até mesmo sistemas como pagamento via Whatsapp.
Então, se o seu objetivo é adequar o negócio às novas tendências para atender as demandas atuais do setor de varejo, será preciso diversificar seus meios de pagamento, aderindo a novas soluções digitais.
- Utilização de Internet das Coisas
Imagine poder oferecer uma promoção exclusiva para clientes que entram em sua loja e que já tiveram seu app baixado no celular?
Com a Internet das Coisas (IoT) essa possibilidade existe, já que os sensores e tecnologias de geolocalização conseguem fazer esse trabalho, contribuindo assim para atrair mais clientes para as lojas físicas.
- Big Data
Com o avanço da tecnologia no varejo, uma avalanche de dados também ficou à disposição das empresas. E utilizar essas informações para definir quem é o seu consumidor e o que ele deseja também é essencial para sobreviver nessa nova era.
Hoje já é possível mensurar o comportamento dos clientes de maneira fácil, e utilizar isso a favor do seu negócio.
E aí, gostou de conhecer as ferramentas de tecnologia no varejo? Agora é só implementá-las no seu negócio para otimizar a rotina, captar mais clientes e gerar muitas vendas!