O que é Trade Marketing e como desenvolver um plano para lojas e atacadistas da construção?

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As estratégias de Trade Marketing estão fazendo diferença na decisão de compra do consumidor. Colocar os produtos em destaque nos pontos ou canais de comercialização faz toda diferença para lojas e atacadistas no ramo da construção. 

Com os métodos certos, você pode melhorar o desempenho das suas vendas e, ainda, otimizar os ganhos do negócio. 

Quer aprender mais sobre como essas técnicas podem ajudar a alavancar seu negócio? Continue lendo este texto para entender.

O que é Trade Marketing?

Conhecido como um método voltado para o B2B (Business to Business, ou “negócio para negócio”, em português), o Trade Marketing é responsável por criar experiência de compra para os clientes no ponto de venda.

A estruturação deve ser feita buscando aumentar as vendas do varejo e atacado com objetivo exclusivo de satisfazer o consumidor. Esse modelo precisa entrelaçar alguns pontos como: produtos, logística de distribuição e estratégia de marketing. 

Ou seja, esse plano avalia os resultados de marketing a longo e médio prazo, estreitando as relações de vendas.

Importância no setor da construção

As lojas e atacadistas enfrentam desafios únicos para se destacar no mercado altamente competitivo da construção e podem contar com o trade marketing para desempenhar este papel estratégico.

Basicamente, precisamos levar em conta que “o que não é visto não é lembrado”. E, dessa maneira, começar a oferecer abordagem mais eficiente para impulsionar as vendas, melhorar a visibilidade da marca e fortalecer relacionamentos com os clientes. 

Podemos elencar alguns tópicos do porquê investir no marketing do setor de construção:

  • Aumento da visibilidade da marca;
  • Fortalecimento do relacionamento com clientes;
  • Aumento das vendas;
  • Melhoria da gestão de categorias;
  • Parcerias estratégicas com fabricantes e fornecedores.

Como desenvolver um plano de Trade Marketing?

Primeiro, é necessário fazer uma análise do mercado e público-alvo, identificando as tendências, desafios e oportunidades. Depois, definir seus objetivos com metas claras e mensuráveis.

Você também precisa fazer a identificação dos pontos fracos e fortes, e os diferenciais da sua empresa/produto. Feito isso, é a hora de selecionar canais para alcançar seu público-alvo, seja em lojas físicas, e-commerce, parcerias com outros varejistas ou participação em feiras e eventos do setor.

Agora, é a hora da mão na massa! Você vai precisar desenvolver as estratégias promocionais. Faça descontos exclusivos, brindes, concursos ou programas de fidelidade. E, assim, você pode desenvolver a parte de merchandising, que apresenta eficácia  para destacar seus produtos nas lojas físicas. 

Pronto, agora é começar a medir e avaliar os resultados, com KPIs (Indicadores de desempenho) para acompanhar seu progresso. Esses dados serão necessários para ajustar suas estratégias e garantir que seus resultados sejam alcançados.

Tecnologia e inovação 

Ao seguir as etapas mencionadas acima, você será capaz de desenvolver técnicas que aumentem a visibilidade da marca, fortaleçam o relacionamento com os clientes e impulsionem as vendas.

Por meio desta, os lojistas e atacadistas podem obter vantagem competitiva e inovadora, alcançando maior volume de comercialização e prosperando no setor da construção, que está em constante evolução. 
Essas dicas fizeram a diferença para você? Agora é só colocar em prática, gerando novos negócios e aumentando o faturamento da sua loja de material de construção.

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