As estratégias de Trade Marketing estão fazendo diferença na decisão de compra do consumidor. Colocar os produtos em destaque nos pontos ou canais de comercialização faz toda diferença para lojas e atacadistas no ramo da construção.
Com os métodos certos, você pode melhorar o desempenho das suas vendas e, ainda, otimizar os ganhos do negócio.
Quer aprender mais sobre como essas técnicas podem ajudar a alavancar seu negócio? Continue lendo este texto para entender.
O que é Trade Marketing?
Conhecido como um método voltado para o B2B (Business to Business, ou “negócio para negócio”, em português), o Trade Marketing é responsável por criar experiência de compra para os clientes no ponto de venda.
A estruturação deve ser feita buscando aumentar as vendas do varejo e atacado com objetivo exclusivo de satisfazer o consumidor. Esse modelo precisa entrelaçar alguns pontos como: produtos, logística de distribuição e estratégia de marketing.
Ou seja, esse plano avalia os resultados de marketing a longo e médio prazo, estreitando as relações de vendas.
Importância no setor da construção
As lojas e atacadistas enfrentam desafios únicos para se destacar no mercado altamente competitivo da construção e podem contar com o trade marketing para desempenhar este papel estratégico.
Basicamente, precisamos levar em conta que “o que não é visto não é lembrado”. E, dessa maneira, começar a oferecer abordagem mais eficiente para impulsionar as vendas, melhorar a visibilidade da marca e fortalecer relacionamentos com os clientes.
Podemos elencar alguns tópicos do porquê investir no marketing do setor de construção:
- Aumento da visibilidade da marca;
- Fortalecimento do relacionamento com clientes;
- Aumento das vendas;
- Melhoria da gestão de categorias;
- Parcerias estratégicas com fabricantes e fornecedores.
Como desenvolver um plano de Trade Marketing?
Primeiro, é necessário fazer uma análise do mercado e público-alvo, identificando as tendências, desafios e oportunidades. Depois, definir seus objetivos com metas claras e mensuráveis.
Você também precisa fazer a identificação dos pontos fracos e fortes, e os diferenciais da sua empresa/produto. Feito isso, é a hora de selecionar canais para alcançar seu público-alvo, seja em lojas físicas, e-commerce, parcerias com outros varejistas ou participação em feiras e eventos do setor.
Agora, é a hora da mão na massa! Você vai precisar desenvolver as estratégias promocionais. Faça descontos exclusivos, brindes, concursos ou programas de fidelidade. E, assim, você pode desenvolver a parte de merchandising, que apresenta eficácia para destacar seus produtos nas lojas físicas.
Pronto, agora é começar a medir e avaliar os resultados, com KPIs (Indicadores de desempenho) para acompanhar seu progresso. Esses dados serão necessários para ajustar suas estratégias e garantir que seus resultados sejam alcançados.
Tecnologia e inovação
Ao seguir as etapas mencionadas acima, você será capaz de desenvolver técnicas que aumentem a visibilidade da marca, fortaleçam o relacionamento com os clientes e impulsionem as vendas.
Por meio desta, os lojistas e atacadistas podem obter vantagem competitiva e inovadora, alcançando maior volume de comercialização e prosperando no setor da construção, que está em constante evolução.
Essas dicas fizeram a diferença para você? Agora é só colocar em prática, gerando novos negócios e aumentando o faturamento da sua loja de material de construção.