Com o consumidor se mostrando cada vez mais exigente nas escolhas de compra, oferecer apenas bons produtos ou serviços não é o suficiente. Também é preciso garantir outros diferenciais para captar e reter mais clientes. E saber como melhorar o atendimento sem dúvida é um deles.
Afinal, quando uma marca promove ações que melhoram a experiência do cliente, isso impacta positivamente o empreendimento. Seja aumentando as taxas de fidelizações e, por reflexo, os lucros, como aponta um estudo da Harvard Business Review onde a retenção dos clientes em 5% aumenta em 95% a receita de uma empresa. Ou mesmo tornando sua marca conhecida, melhorando a reputação no mercado, entre outros efeitos positivos sobre o negócio.
Além disso, pesquisas revelam que boa parte dos consumidores afirma que ser bem atendido é mais importante do que preço ou a qualidade dos produtos.
Sendo assim, para você que atua como lojista no varejo ou atacado e deseja otimizar a experiência do cliente, mas não sabe por onde começar ou o que fazer, nesse artigo separamos algumas dicas sobre como melhorar o atendimento na sua loja.
Treine a sua equipe
Por mais que você possua uma boa equipe, é importante dominar as habilidades para saber como abordar o cliente no momento da venda.
Afinal, esse tipo de preparação é o que permite à sua equipe saber como lidar com perfis diferentes e, mais do que isso, ajudará os profissionais da sua loja a:
- Conhecer mais afundo o produto ou serviço à venda;
- Alinhar a comunicação com a do cliente em potencial que deseja prospectar,eliminando possíveis lacunas e objeções por parte do consumidor;
- Oferecer experiência mais fluida e satisfatória ao seu público-alvo.
Quando você tem profissionais bem preparados à frente da sua loja, isso também eleva a taxa de conversões, principalmente, porque serão eles os encarregados de impulsionar o seu produto ou serviço. E, com isso, auxiliar o consumidor, levando-o a fechar a compra.
Ofereça bom suporte ao consumidor
Todo consumidor gosta de sentir que é único e especial para a marca com a qual está se relacionando.
E não há forma melhor para lojistas no varejo e atacado proporcionarem essa sensação à sua clientela do que garantindo o melhor suporte possível. Seja antes, durante ou no pós-venda.
Não procure adivinhar qual é o problema do seu cliente ou oferecer soluções vazias, apenas para concluir o chamado. Nesse caso, é importante deixar que ele relate o que deseja e tentar entender qual é o problema em questão.
Sabendo o motivo que levou o consumidor até sua loja, defina a melhor estratégia para resolver cada demanda, oferecendo o apoio necessário para que seu prospect tenha uma experiência satisfatória, independentemente do estágio da jornada de compra em que ele esteja.
Um atendimento seguro e feito no tempo certo será sempre o melhor. E é exatamente nisso que você lojista deve focar.
Faça o feedback ativo e aprenda como melhorar o atendimento ao cliente
Se a intenção é atender seu público com qualidade, esse é outro ponto que deve considerar.
Ao final de cada chamada ou solicitação recebida, procure coletar o feedback dos seus clientes. Pergunte a eles como classificam o suporte recebido pela equipe, se estão satisfeitos e se a solicitação foi prontamente atendida.
Ter esse retorno sem dúvida ajudará a identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado nesse aspecto. Mais do que isso, os feedbacks irão funcionar como um reflexo sobre como sua marca está sendo vista no mercado. Além disso, eles também servirão como excelente fonte de informação para promoção de melhorias contínuas na empresa.
Ofereça experiência
Quem atua como lojista, seja no varejo ou atacado, precisa cultivar um relacionamento duradouro com o público. Afinal, reter costuma sair bem mais em conta do que atrair novos consumidores para o negócio.
Sendo assim, mais do que um bom suporte, é importante que você ofereça experiência. Para isso, procure fornecer a ele soluções que satisfaçam suas demandas.
Além disso, tente compreender os problemas do cliente e resolvê-los com empatia. Procure atender com agilidade, mas considerando as necessidades e individualidade de cada pessoa. Tudo isso fará com que seu público sinta satisfação em se relacionar com sua marca, passando a vê-la como referência.
Portanto, essas são algumas das ações que você lojista do varejo ou atacado pode promover para melhorar o atendimento no seu empreendimento.
Gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática para otimizar a experiência com seus clientes e gerar muitas vendas!