Como estão as vendas do seu negócio? Mesmo atuando em um mercado como o varejo e atacado, que são impulsionados pelo alto volume de clientes, seus resultados não evoluem como gostaria? Então, o que você precisa é descobrir como aumentar as vendas e para isso é preciso adotar as estratégias certas!
Saber vender a princípio pode até parecer algo simples, mas esta é uma arte que poucos dominam com excelência. Isso porque, além do talento natural, também é preciso contar com algumas estratégias específicas que facilitam as conversões em vendas.
Seja por meio de técnicas para cativar os consumidores, seja para melhorar a imagem da empresa, ou mesmo aprimorar o desempenho da equipe e, assim, turbinar as vendas do negócio.
Para ajudar você nessa missão, separamos neste artigo estratégias que podem aumentar as vendas. Seja para quem atua no varejo ou atacado. Confira!
Como aumentar as vendas – Invista na identidade visual do seu negócio
Importante elemento para construção de uma marca, a identidade visual é capaz de expressar a história de uma empresa. É ela quem reflete os valores que um determinado empreendimento deseja transmitir.
Mas, você sabia que os elementos visuais da marca são fundamentais no que diz respeito às vendas?
O estudo feito pelo Sebrae aponta que investimentos em aspectos como iluminação, vitrines, fachada, disposição dos produtos e outros itens podem aumentar as vendas em até 40%, ou seja, a percepção visual é a base de qualquer esforço de marketing para atrair mais consumidores.
Investindo na identidade visual da sua loja, você consegue atrair o público certo para o seu negócio. Mais do que isso, essa é uma estratégia que pode ajudá-lo a apresentar os diferenciais competitivos da marca, aumentar a credibilidade ou mesmo reforçar a confiança dos clientes na sua empresa.
Quando associado a produtos de qualidade, bons preços e atendimento eficaz, esses fatores geram uma experiência ímpar capaz de atrair mais clientes e, consequentemente, mais vendas.
Network com fornecedores é fundamental
Esta é sem dúvida uma das estratégias que você não pode deixar de lado. Afinal, poder contar com uma boa rede de fornecedores pode abrir muitas portas para que o negócio cresça de forma sustentável.
Firmar boas parcerias irá viabilizar que o seu negócio forneça produtos de melhor qualidade ao seu público. Isto, por sua vez, dará a marca maior destaque no mercado, chamando a atenção do seu público-alvo. Isso pode gerar mais vendas, aumentando o ticket médio da empresa. Mas não é só isso!
A partir de uma boa rede de contatos com fornecedores também é possível conquistar boas oportunidades de negócio e indicações. Assim, tanto seus clientes em potencial, quanto novos fornecedores serão atraídos até sua loja.
Participe de eventos no setor
Além de um ótimo lugar para fazer branding e networking, os eventos no setor de varejo e atacado também representam um meio bastante promissor para geração de novas oportunidades e aumento das vendas.
Quem investe nessa estratégia consegue obter maior aproximação com seus clientes, ou trocar experiências com a concorrência. Ou até mesmo fazer uma exposição qualificada do seu produto ou serviço.
Além disso, participar de eventos nesse setor também é uma boa chance de se apresentar a quem ainda não conhece sua marca.
Todas essas possibilidades ajudam, seja de forma direta ou então indireta, a melhorar o engajamento da marca, captar mais clientes e elevar o índice de fidelização, fatores estes que sem dúvida irão alavancar as vendas e o crescimento do negócio.
Por isso, procure participar de feiras, palestras e exposições para colocar sua marca em evidência e atrair mais vendas para o empreendimento.
Faça treinamentos internos
Não tem como aumentar as vendas sem considerar investir na boa preparação da equipe.
Realizar treinamentos constantes, faz com que o time se mantenha em alta performance e motivada.
Mais do que isso, com a preparação adequada, seus funcionários irão aprender novas técnicas de atendimento e prospecção, em que a partir disso, saberão como identificar e reagir melhor às oportunidades de vendas.
Entretanto, para isso acontecer na prática será preciso aproximar todos os membros da sua equipe, interagindo vendedores e líderes.
Garantir que todos consigam trabalhar em colaboração mútua e motivados é o que vai fazer sua equipe a apresentar um melhor desempenho em vendas.
Brand marketing
Imagine fazer seus clientes venderem seu produto ou serviço por você sem te pedir nada em troca. Seria incrível, não é mesmo?
Pois é exatamente isso que o brand marketing faz. Em síntese, é uma estratégia de publicidade que visa promover uma determinada marca, agregando ainda mais valor a ela, bem como aumentando a consciência do público-alvo em torno dela.
Com essa estratégia poderosa você não apenas terá como aumentar as vendas gerando mais clientes para o negócio, mas criará uma verdadeira rede de embaixadores da marca, ou seja, consumidores que não somente se tornarão seus clientes, mas que ficarão encantados com os valores criados em torno da sua marca e que irão compartilhar isso com outras pessoas, gerando mais vendas para sua loja. Não é demais?!
Sendo assim, procure incluir o brand marketing em suas estratégias de vendas e amplie os resultados e faturamento do seu negócio.
E aí, gostou das dicas? Então agora é só colocar em prática e gerar muitas vendas para o seu negócio!